Foto: Wesley Moura/Brasília Blog

Confirmada a candidatura de Joe Valle para disputar presidência da Câmara

Mesa Diretora da Câmara Legislativa pode ficar nas mãos de Rollemberg. Joe Vale e Agaciel Maia podem se enfrentar na disputa pela presidência da Casa para o biênio 2017/2018. Eles são líderes informais do governo.

O bloco parlamentar Sustentabilidade e Trabalho formado pelos partidos Rede, PDT e PV anunciou, na madrugada desta sexta-feira (25/11), a candidatura do deputado Joe Valle (PDT) à Presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

O acordo entre os partidos foi oficializado em reunião que contou as principais lideranças das três siglas. O grupo é composto pelos deputados Claudio Abrantes e Chico Leite (Rede), Professor Israel (PV), Reginaldo Veras e o próprio Joe Valle (PDT). Segundo informações, o Professor Israel foi voto vencido ao colocar seu nome como candidato.

Valle foi secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, no governo Rodrigo Rollemberg (PSB). O distrital assumiu a Secretaria de Trabalho em outubro do ano passado e retornou à CLDF em agosto deste ano. Ele reassumiu o mandato de deputado distrital para impulsionar as votações do executivo na Casa.

A indicação de Joe Valle para disputar a presidência da Câmara pode ter a aprovação do governador Rollemberg. Eles são amigos de longas datas e trabalharam juntos no Governo Federal. Joe Valle cumpre o segundo mandato de distrital na Câmara Legislativa.

Aliados do Buriti

Joe vai enfrentar o líder do PR, Agaciel Maia, que deverá anunciar a candidatura até o fim do dia. Agaciel foi adversário do governador nas eleições de 2014, porém, mesmo sendo de um partido de oposição, tem defendido o governo. Os dois são aliados do governador, e isso pode gerar desconforto no Palácio do Buriti.

Rodrigo Delmasso (PTN) corre por fora da disputa, embora ninguém leve a sério a candidatura dele, que busca um espaço intermediário na nova formação da presidência do Legislativo local.

Sandra Faraj (SD) poderia até surgir como a surpresa nessa disputa, se não fossem as denúncias de nepotismo divulgadas recentemente envolvendo seu nome.

As fichas estão lançadas. Na última eleição, Joe foi preterido por Rollemberg, que escolheu Celina Leão (PPS). Resta saber se o governador terá coragem de apoiar Agaciel e dar um segundo tiro nas pretensões do deputado do bloco parlamentar Sustentabilidade. Dizem que Agaciel Maia pode conseguir reunir aliados e oposicionistas do governo em torno de sua candidatura.