Redprodução

Catadores serão selecionados para se tornar agentes de cidadania ambiental

Trabalhadores da Estrutural poderão concorrer a uma das 900 vagas. Aprovados terão direito a bolsa mensal de R$ 300

Catadores de material reciclável da Estrutural já podem se candidatar a ser agentes de cidadania ambiental. Os aprovados no processo seletivo atuarão como multiplicadores de informações voltadas à gestão e à educação ambiental e sustentável. São 900 vagas, e as inscrições se encerram em 14 de dezembro.

O extrato do edital de chamamento público está no Diário Oficial do DF dessa quinta-feira (8), e o texto completo pode ser lido na página da secretaria na internet. De acordo com a Portaria nº 185, de 1º de dezembro de 2016, que regulamenta o Programa Agentes de Cidadania Ambiental — Inclusão ao Mundo do Trabalho na Área Ambiental, o catador tem de dispor de 12 horas mensais para participar de oficinas de capacitação e de mobilização comunitária para difundir boas práticas de separação de resíduos domésticos, com o intuito de criar condições mais favoráveis à coleta seletiva.

As atividades serão planejadas, acompanhadas e coordenadas pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Somente poderá participar e ser selecionada uma pessoa por família. Os agentes de cidadania ambiental receberão bolsa mensal de R$ 300. Os recursos vêm do fundo de assistência social da secretaria. O tempo de permanência no programa será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Requisitos para seleção de agentes de cidadania ambiental
Para se candidatar é preciso ser catador de material reciclável e exercer essa atividade como principal ocupação para manter a família, ter no mínimo 18 anos e no máximo 65 anos, e morar na Estrutural. Além disso, é necessário estar inscrito no cadastro único para programas sociais do governo federal, o CadÚnico, e ter renda mensal per capita de até dois salários mínimos ou renda familiar mensal de até seis salários mínimos.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Estrutural (Quadra 5, Área Especial 2, Setor Oeste, das 8 às 18 horas. Os interessados precisam preencher a ficha de inscrição que está no edital e apresentar os seguintes documentos: original e cópia do RG, do CPF e do comprovante de renda (ou declaração de próprio punho); cópia de comprovante de residência (ou declaração de próprio punho); e declaração de que dispõe de 12 horas mensais para as atividades de mobilização, de segunda-feira a sábado, em horário comercial.

Uma comissão de cinco servidores da Secretaria do Trabalho fará a análise da documentação. O resultado está previsto para ser publicado na página da secretaria na internet até cinco dias depois do encerramento das inscrições.

Seleção para agentes de cidadania ambiental
Prazo de inscrição: até 14 de dezembro (quarta-feira)
Das 8 às 18 horas
No Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Estrutural (Quadra 5, Área Especial 2, Setor Oeste)
Levar documentação exigida e ficha preenchida